Publicado em 24 julho de 2025 às 13:31

Debates construtivos, relatos de resistência, superação e acolhimento marcaram os dois dias da programação do Seminário Baiano de Psicologia e Relações Raciais – Afro Perspectivas, Identidades e Resistência. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Psicologia e Relações Raciais (COMPRR), aconteceu nos dias 18 e 19 de julho, o auditório da UNIFACS, campus Tancredo Neves, em Salvador, e contou com transmissão ao vivo pelo canal do CRP-03 no YouTube.
A iniciativa reuniu psicólogas/os, pesquisadoras/es, estudantes, lideranças negras e representantes de movimentos sociais para refletir sobre os atravessamentos do racismo na prática psicológica e nos cuidados em saúde mental. Ao longo dos dois dias, o seminário promoveu mesas de debate com profissionais de diversas áreas e realidades, discutindo temas como saúde integral da população negra, racismo institucional, segurança pública, povos tradicionais e as tecnologias de cuidado.
Debates, escuta e resistência
A programação teve início com a mesa de abertura sobre “Relações Raciais e Psicologia”, com participação da coordenadora da Comissão de Psicologia e Relações Raciais (COMPRR), Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296), a presidenta do CRP-03, Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974) e o psicólogo Rodrigo Marcio Santana dos Santos (CRP-03/8315).
As mesas e atividades do primeiro dia da programa abordaram os temas Perspectiva antirracista: A psicologia que temos e a que queremos, Saúde Integral da População Negra: a importância da elaboração e execução das Políticas Públicas e Ações Afirmativas para a População, “Vida de nêgo é difícil” – Nossos avanços enquanto povo no enfrentamento do racismo e suas tecnologias, invisibilidade e vulnerabilidades sociais e Psicologia, Povos Tradicionais e Tecnologias de Cuidado. A programação também contou com uma apresentação poética da artista Mona Kizola, que emocionou o público presente com uma intervenção cultural potente e simbólica.
No encerramento, dia 19/07, houve o I Encontro Baiano de Psicólogas/os Negras/os, reunindo nomes como as psicólogas Alessandra Santos de Almeida (CRP-03/003642), Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296), Glória Maria Machado Pimentel (CRP-03/8457) e a assistente social Neila Soledade, que refletiram sobre as trajetórias profissionais de pessoas negras na Psicologia e as estratégias coletivas de resistência, permanência e transformação no exercício da profissão.
Compromisso ético-político
Coordenadora da COMPRR e integrante da gestão do CRP-03, Ailena Julie destacou a importância do seminário como espaço de fortalecimento político e profissional:
“Discutir relações raciais na Psicologia é um imperativo ético. Precisamos reconhecer que o racismo estrutura subjetividades, violências e acessos, e que nosso fazer profissional deve estar comprometido com o enfrentamento dessas desigualdades. Este seminário é um espaço de escuta, partilha e afirmação das nossas existências e saberes,”declarou.
O seminário integra a política permanente do CRP-03 de valorização da diversidade étnico-racial e promoção dos Direitos Humanos, reafirmando o compromisso da autarquia com uma Psicologia antirracista, plural e transformadora.
Toda a programação foi transmitida ao vivo no YouTube e está disponível para as pessoas interessadas.
Cobertura do evento | https://www.youtube.com/@crpbahiavideos
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e da Educação (GTPEE)
O Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e da Educação (GTPEE) realizará uma reunião ampliada no dia 02 de agosto, […]
Publicado em 24 julho de 2025 às 13:31Por uma Psicologia consonante às vozes das mulheres negras
A data de hoje é fruto do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992, […]
Publicado em 24 julho de 2025 às 13:31CRP-03 realiza seminário sobre Psicologia e relações raciais com ampla participação da categoria
Debates construtivos, relatos de resistência, superação e acolhimento marcaram os dois dias da programação do Seminário Baiano de Psicologia e […]
Publicado em 24 julho de 2025 às 13:31